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Inovação em patrocínio de eventos

Neste artigo você vai descobrir como a inovação pode elevar sua marca a um novo patamar, aliando o patrocínio de eventos a novas tecnologias. Conheça estratégias disruptivas, integrando essas novas tecnologias para criar ativações únicas, capazes de ampliar a visibilidade, o impacto e a percepção de valor da sua empresa.

Por meio de ferramentas de social listening, por exemplo, é possível entender a forma como o seu público-alvo expressa-se atualmente, e quais assuntos estão em alta em tempos recentes.

E, integrando dados com plataformas de interações digitais personalizadas, ferramentas de realidade virtual e realidade aumentada, promovendo parcerias colaborativas e ativações sensoriais, é possível criar experiências únicas para seu público, gerando uma conexão memorável, e notória com a sua marca.

Com o cenário dos eventos e experiências digitais e sensoriais em constante evolução, a inovação tornou-se essencial para sua marca destacar-se em um oceano de marcas buscando por atenção e conexão com o público.

Pensando nisso, listamos algumas estratégias disruptivas para alavancar a visibilidade da sua marca ao patrocinar eventos:

1. Personalização de Experiências Imersivas

A inovação no patrocínio começa com a criação de experiências personalizadas e imersivas para o público-alvo. Não se trata mais apenas de exibir a sua marca; trata-se de criar uma narrativa envolvente que conecte emocionalmente a marca ao público. Estratégias como a criação de zonas de interação, espaços sensoriais ou experiências digitais personalizadas podem aumentar significativamente o envolvimento dos participantes.

Um exemplo desta estratégia é o Cinema Itinerante, que proporciona um espaço móvel totalmente personalizável com centenas de aplicações diferentes e uma experiência única para o público.

2. Integração de Tecnologia a Experiências Interativas

O uso estratégico da tecnologia é fundamental para inovar no patrocínio de eventos.

A realidade aumentada (AR), a realidade virtual (VR), aplicativos interativos e outras tecnologias emergentes oferecem grandes oportunidades para criar experiências únicas.

O segredo aqui é que a sua marca estará proporcionando o que pode ser o primeiro contato daquela pessoa com a tecnologia escolhida, e este contato pode ficar marcado para sempre na memória de todos que participarem da interação.

Imagine uma visita ao estande da sua marca e, com uso de óculos de realidade virtual, permite-se aos participantes explorar produtos de maneira inovadora, uma visita a espaços que a marca considera importante como plantações, fábricas, ambientes de teste e outros.

O segredo está na integração inteligente dessas tecnologias para oferecer não apenas entretenimento, mas também valor e relevância à experiência do evento. Neste caso, uma marca de artigos esportivos pode criar uma experiência de realidade aumentada na qual os participantes podem testar virtualmente os produtos em diferentes situações esportivas.

Sua marca também pode proporcionar atividades interativas em grupo, aliando pareamento por Bluetooth e aplicativos no celular para criar grupos com atividades gamificadas durante o evento, conectando ainda mais o seu público-alvo e criando um senso de comunidade ao redor da marca.

3. Colaborações Inovadoras e Parcerias Estratégicas

Outra maneira de inovar no patrocínio de eventos é por meio de colaborações estratégicas. Associar-se a outras marcas ou mesmo a artistas renomados, influenciadores digitais ou personalidades relevantes, pode criar momentos realmente únicos para os participantes, quando há uma estratégia que sustenta estas ações.

É possível, por exemplo, criar momentos de interação remota com artistas e personalidades que não estão fisicamente presentes no evento, mas que têm muitas menções entre o seu público-alvo nas redes sociais, para que estes artistas dêem recados ao vivo para o seu público.

Ainda pode-se integrar essas interações com os valores da marca, como sustentabilidade e responsabilidade social, fazendo com que as interações sejam voltadas a incentivar iniciativas de reciclagem e de impacto social entre os ouvintes.

Além de proporcionar ao público interações com os seus artistas preferidos, sua marca também pode se beneficiar ao colocar nas ações checkpoints para participar como compartilhar nos stories do Instagram, uma menção no X ou uma marcação no Linkedin.

4. Incentivos e Premiações para Micro-Influenciadores

É de conhecimento comum que o Brasil é um dos países que mais possui micro-influenciadores ativos nas redes sociais, e que a taxa de aceitação e conversão entre o público é expressivamente maior, quando o conteúdo vem de alguém da sua rede próxima de relacionamento.

Pensando nisso, uma das estratégias é criar, dentro do próprio público consumidor da sua marca, a possibilidade de postarem e compartilharem conteúdos da marca em eventos, com intuito de atrair outros participantes do evento a interagirem com as ativações.

É possível criar um sistema de premiação e bônus para os que fizerem posts nas diversas redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok, Linkedin, X e outras).

O objetivo final da inovação no patrocínio é criar experiências marcantes, que deixem uma impressão duradoura nos participantes. A ênfase aqui está em oferecer algo único, impactante e que ressoe com o público-alvo. Tais experiências através de colaboração e construção coletiva do próprio público podem tornar-se uma poderosa narrativa para a marca, gerando reconhecimento genuíno e fidelização dos consumidores, posicionando as ações da marca como algo co-criado pelos próprios consumidores.

5. Ações de Capacitação para a Equipe de Patrocínios

A 5ª e última estratégia, mas considerada por nós da equipe Sponsors a mais importante, é buscar e promover ações de capacitação para a equipe de patrocínios da sua marca.

Esta etapa muitas vezes é negligenciada, mas é crucial para o aprendizado contínuo e para melhorar os resultados dos próximos eventos, principalmente se o patrocínio de eventos é uma ação constante e está na estratégia base da empresa.

Algumas ações de capacitação para a equipe de patrocínios podem incluir:

  • Cursos e Workshops sobre Inovação em Eventos:
    O conhecimento atualizado sobre as tendências do setor, ferramentas tecnológicas e estratégias inovadoras é essencial para implementar com sucesso novas abordagens nos eventos patrocinados. A atualização contínua da equipe responsável pelo patrocínio é um diferencial competitivo. Participar de cursos, workshops e eventos relacionados ao setor permite absorver novos conhecimentos, trocar experiências e compreender as melhores práticas do mercado. Isso capacitaria a equipe para implementar estratégias inovadoras e eficazes nos eventos patrocinados.
  • Feedback dos Participantes:
    Coletar opiniões dos participantes é essencial. Compreender o que funcionou bem nas ativações realizadas pela sua marca, e o que pode ser melhorado, fornece insights valiosos para futuras edições. Atualmente, a coleta de feedbacks pode ser feita por WhatsApp, e-mail, SMS e redes sociais e existem diversas ferramentas que auxiliam neste processo.
  • Criação de Redes Estratégicas de Parcerias:
    A construção de redes de contatos estratégicas dentro da indústria de eventos e entre outras marcas patrocinadoras pode ser altamente benéfica. Compartilhar experiências, aprender com os sucessos e desafios de outros profissionais do ramo e estabelecer parcerias estratégicas podem abrir portas e adicionar um vasto repertório de ações para que o time possa gerar novas oportunidades de inovação e colaboração para a marca. Estar em contato com times que interagem com centenas de empresas e participam de diversos eventos de segmentos variados, como o time da Sponsors, pode ser muito enriquecedor para a sua equipe e os seus resultados ao patrocinar eventos.
  • Aprendizados e Ajustes Futuros:
    Utilizar as conclusões da avaliação para aprimorar as estratégias futuras, ajustando os pontos fracos e fortalecendo os pontos positivos para os próximos eventos.

A inovação no patrocínio de eventos é um processo contínuo que exige criatividade, adaptação e comprometimento em proporcionar experiências impactantes para o público-alvo. Ao abraçar estratégias disruptivas e estar sempre aberto às mudanças, a sua marca pode alcançar resultados excepcionais e consolidar uma presença marcante nos eventos patrocinados.

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